23 de maio de 2011

Reduzir Custos


Essa semana fiquei desesperado hehehehe

Meu engenheiro preparou para mim uma planilha com relação de todos os materiais (e custo médio) para concluir a obra e o valor ficou bem acima do que eu esperava (gostaria).

Na relação foi colocado porcelanato nas salas/cozinha, nos quartos e também nas áreas de circulação. Nos banheiros, lavanderia, varanda e área de lazer, cerâmica comum. Na garagem apenas o contrapiso.

Mesmo assim, o orçamento total ficou em nada mais nada menos que R$223.560,00 !!!!!!!

Se desse montante eu descontar R$6560,00 de INSS, R$6500,00 de projetos e mais R$83.590,00 da mão de obra o material ta saindo por R$126.910,00... que dividido pela metragem da cada, da aproximadamente R$550,00 o m2.

Eu fiquei um pouco surpreso porque eu esperava menos que isso, pois tomei como base o CUB de SP, padrão R1-N. No CUB o valor do material estava em R$440,00 o m2.

Agora vamos tentar enxugar um pouco algumas coisas. Vou deixar pelo menos um banheiro sem acabamento e trocar o porcelanato por piso comum. Também vou tirar o aquecedor solar e talvez deixar a área de lazer no contrapiso.

Se na época da construção eu conseguir guardar um dinheiro (ou quem sabe vender um rim), aí eu faço essas etapas com esse dinheiro, sem mexer na carta de crédito.

Mas espero que pesquisando bastante eu consiga reduzir bem esses valores.

8 comentários:

  1. Que medo!!!! Aqui as construtoras que vi deram valores entre 800 e 1400 reais o m². Sendo o mais caro com laje, porcelanato, blindex e mais alguma coisa que não lembro. Eu já cortei o porcelanato e o blindex por enquanto. A laje eu vou firmar o pé, porque fazer de forro e depois colocar laje é o ó! Azulejo do banheiro quero economizar um pouco e colocar até o teto só na area do box. Quanto a cozinha, gostaria de azulejar a parede da pia e fogão inteira, mas quero deixar uma parede sem azulejo para colocar armarios de cozinha...Eu também nao queria cozinha americana, mas se for pra economizar... a gente até pensa. rsrsrs Vou sempre postar alguns preços quando for fazer visitas a lojas, mas pelo que sei, quem faz a compra aqui é a construtora a gente só vai escolher. Não sei como poderei economizar mais assim...

    ResponderExcluir
  2. olá! realmente acho que em qualquer obra se gasta mais que o planejado, mas acho que com muita pesquisa e paciência podese economizar muito. Lá em casa conseguimos colocar porcelamato em toda a casa, todinha mesmo, pagamos algo em média 40 reais o m², procuramos muito, mas encontramos algo que coube no bolso, mas sabemos que a maioria dos porcelanatos custa uma fortuna.
    Economizamos muito com as pesquisas, sempre dou exemplo dos vidros temperados, recebemos orçamento de mais de 10 mil reais e pesquisando compramos por 5 mil, da mesma marca! Nossa porta principal também foi um achado, emcontramos até por um valor próximo de 2 mil, não conta pra ninguém, mas pagamos 950,00! Por isso meu conselho é: pesquise e não tenha vergonha de pedir desconto!! Não deixe de fazer o que você quer, não troque os acabamentos que sempre sonhou em ter por algo mais barato, acho melhor demorar um pouquinho mais, mas fazer exatamente como vocês sempre sonharam, afinal, você vai conviver com isso por muuuuuito tempo.
    ah! já ia esquecendo, sobre a escada, utilizamos three way, aqueles que podem ligar em um lugar e apagar em outro, no nosso caso, colocamos um em baixo e outro no topo da escada.
    Amigos, não desanimem com essa previsão de gastos viu, lá em casa também nos assustamos muitas vezes, mas com cautela esta dando tudo certo, e com certeza por ai também vai dar!
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Renato.
    Se tu pesquisar bem – com, tempo e paciência – vai encontrar porcelanato retificado (classe C) pelo preço do azulejo! Sempre há algum fim estoque que encalhou na loja...
    Meu projeto inicial era tudo azulejo, para dar no orçamento. Minha mulher queria porcelanato. O que fiz? Fui comprar noutro município (Tumelero) e consegue para os pisos da sala e garagem porcelanato nessas condições que te falei. E ainda consegue laminado para os quartos por um preço razoável.
    Tem pocelanato Classe A, lançamento, a R$ 90,00 o m2. Mas se consegue o Classe C retificado por R$ 18/20 o m2!
    Charles

    ResponderExcluir
  4. MAIS RENATO VC PESQUISOU BEM OS VALORES DE TD.

    SEI LÁ... AQUI EU FIZ UMA PLANILHA COM OS ORÇAMENTOS!!

    TD BEM QUE O DINHEIRO QUE VOU GASTAR TB VAI SER MAIOR DO QUE EU TENHO, MAIS VOU TENTAR CONSEGUIR PREÇOS MELHORES EM ALGUMAS COISAS, MÃO DE OBRA É UM TANTO COMPICADO MAIS OS MATERIAIS É MAIS FACIL!!

    O PORCELANATO POR EXEMPLO, AQUI EM MINHA CIDADE TEM UMA LOJA DIVINA QUE TEM PORCELANATO DE TODOS OS VALORES, E QUALIDADE EXCELENTE!!!

    NAUM DIGO QUE VOU COMPRAR O MAIS CARO, MAIS TB NAUM VOU DESISTIR DE MEU SONHO, DE TER UMA CASA PERFEITA AO MEU GOSTO!!

    EEE.... SE FOR VENDER O RIM MESMO AVISA TENHO UM AMIGO QUE PRECISA...HEHEHEHHEEHEH

    BRINCADEIRA, NÃO PENSE POR ESSE LADO, PENSE QUE VAI REALIZAR UM SONHO, UM SONHO QUE MUITAS PESSOAS SONHAM UMA VIDA TODA E NUNCA CONSEGUEM REALIZAR, E VC VAI TER ESSA GRANDE OPORTUNIDADE.

    BEIJOKAS.....

    ResponderExcluir
  5. Ola, Renato
    Estamos tentando controlar os gastos mas a previsao quase nunca da certo mesmo...O segredo e pesquisar em varios fornecedores e tentar negociar. Mas no final, vc vai ver td dar[a certo...
    Estamos torcendo e acompanhando td !!

    ResponderExcluir
  6. Oi Renato. Na verdade o CUB de material é relativo. E depende muito do que você quer utilizar. Não sei a metragem da sua casa, mas de repente, você consegue achar um porcelanato em uma promoção boa (eu tive essa sorte). Hoje, você encontra ótimos porcelanatos retificados e polidos por R$ 36,90 m². Nos quartos, você pode usar laminado, que apesar de mais caro aparentemente, já está inclusa a mão de obra e instalação, o que reduz bastante o custo final. Tenho certeza que você encontrará ótimas alternativas e conseguirá fazer tudo o que está planejando.

    ResponderExcluir
  7. Olá Renato! respondendo a pergunta sobre a bomba no meu blog; sim foi necessário alugar a bomba, além da betoneira veio outro caminhão conduzindo a bomba, ela que deu conta de impulsionar o concreto para o alto.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. Renato, nos próximos dias estarei fazendo o orçamento da execução do meu projeto. Gostaria de saber o quanto vc conseguiu reduzir com a retirada do porcelanato. Se puder responder.... obrigada.

    ResponderExcluir