31 de maio de 2011

Contrato de Prestação de Serviço - Construção por Empreitada

Olá pessoal, como vão todos vocês?

Essa semana está um pouco corrida no meu trabalho e também fora dele, pois estou correndo atrás dos preparativos para iniciarmos a obra.

A papelada já está na Porto Seguro desde o dia 27/05 e eles pedem um prazo de 2 semanas para dar um parecer, então estou tentando aproveitar essas duas semanas para adiantar tudo ao máximo que eu puder.

Amanhã já vou solicitar a ligação de água no terreno e começarei a ir atrás de comprar os maderites para o barracão dos pedreiros.

Quanto ao contrato, procurei bastante na internet e encontrei vários modelos de contrato de mão de obra, mas nenhum tinha tudo que eu gostaria então eu rascunhei um e estou postando ele aqui para ouvir criticas e sugestões dos mais experientes.

O contrato está disponível no seguinte endereço: modelo_contrato.doc

Por favor, não deixem de opinar... qualquer crítica ou sugestão será muito bem vinda.

11 comentários:

  1. Tudo isso só de mão de obra????
    É o primeiro contrato que leio, parece ter cobrido tudo. Mas pense: se o pedreiro começar a fazer besteira e vc o dispensar, ele vai ganhar 10% (mais de 8mil) de indenização... é isso??

    ResponderExcluir
  2. Liliane, na verdade não. Quem paga os 10% é quem der a causa para a rescisão.

    Ex: Se ele fizer besteira, eu exijo o cancelamento do contrato, mas quem deu causa para rescisão foi o pedreiro.

    Sobre o valor, foi o melhor (custo/beneficio) que encontrei, olha só esse tópico:

    http://nossacasarenatoegi.blogspot.com/2011/05/fechado-com-mao-de-obra.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ola, seu contrato ficou show, gostaria de saber como vc detalhou as etapas de construção e os pgtos, estou meio perdido.

      Excluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. olha o ideal seria ainda dividir por etapas, sem sinal para mão de obra, ou seja, fundação, alvenaria, laje e ai por diante, pois corre o risco do mestre de obras embolsar seu dinheiro, já vi muito acontecer com clientes, entre os casos houve perca no valor de R$ 70.000,00.

    ResponderExcluir
  5. Alexandre, obrigado pela dica. Infelizmente esse empreiteiro exige sinal de 20% para pegar o serviço.

    As demais parcelas serão pagas conforme a conclusão das etapas (estabelecidas no cronograma).

    Abraço!

    ResponderExcluir
  6. Inclua no contrato a cláusula de eleição de foro.

    ResponderExcluir
  7. Charles, já tem a eleição de foro nas considerações finais. Está assim:

    O presente contrato passa a vigorar entre as partes a partir da assinatura do mesmo, as quais elegem o foro da cidade de XXXXXX / XX, onde se situa o imóvel para dirimirem quaisquer dúvidas provenientes da execução e cumprimento do mesmo.

    Acho que é suficiente né? Obrigado.

    ResponderExcluir
  8. olá! Acho que na clausula de rescisão deveria constar algo como devolução de parte do sinal, proporcional ao que falta para termino da obra. Imagina se no primeiro mês ele te der um cano, vai levar 17 mil e terá que te pagar multa de 8 mil... seria um bom negócio para ele não acha?
    Infelizmente vivemos em um mundo ode temos que ficar sempre desconfiados!
    Já ouvi dizer que em caso de atraso, o responsável pela obra tem que pagar "aluguél" para o contratante. Caso alguma etapa de sua obra atrase, o único "problema" da empreiteira seria atraso no pagamento? Muitas vezes ocorrem atrasos que preferimos aceitar do que trocar de empreiteiros, neste caso você teria que esperar a boa vontade deles? acho que deveria haver algum tipo de punição para estes atrasos também, sei lá, vai que ele arruma alguma coisa pra fazer durante a sua obra, comece a receber $$ por lá e te atrase? neste caso ele estarárecebendo de outro lugar, o seu $$ não fará tanta falta, mas você ficara na espera...
    não sei se me fiz entender, mas estou tão ressabiada, espero não ter te assustado!
    bjs e sorte

    ResponderExcluir
  9. Oi Renato, obrigada pela presença lá no blog!
    Já estou seguindo vocês.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  10. Olá,

    Obrigado pelo comentário e respondendo a sua pergunta:

    Sim, troquei o cerâmico pelo porcelanato, porém eu arranquei o piso cerâmico completamente para refazer o contrapiso que estava muito torto.

    ResponderExcluir